segunda-feira, 13 de março de 2017

A menina do cabelo azul [31] - Horizontes



- É meninas, não resta dúvida. Caio tem se mostrado muito maduro. Pra ser sincera, até mais do que esperava. – Desabafou Manu.
- Como assim? – Disse Amanda, enquanto olhava umas maquiagens da loja que estavam no shopping.
- Ele quer fazer federal, tem sentido no coração, e vai tentar, mesmo que tenha que ir para outro estado. – Manu respondeu.
- Nossa, mas ele não gosta de você? – Lilli estranhou.

- Foi o que pensei no começo. Mas ele esta super em paz, ele disse que vai fazer a parte dele e crê que Deus esta cuidando de tudo. Que se for pra gente ficar junto, como ele quer e imagina, vai dar tudo certo, tudo vai se encaixar.
- Ele esta em paz? Isso é ótimo, mostra não só maturidade como fé. – Amanda falou.
- Verdade, jovens são tão impulsivos e ele esta conseguindo ser pé no chão, show! Gostei disso. – Lilli falou fazendo careta para um batom que não gostou.
- E vocês não sabem! – Manu falou animada - Vou fazer uma festa de aniversário diferente, só de meninas, vou chamar várias da escola e aproveitar para evangelizar. Estou planejando direitinho ainda, mas conversei com o Caio, ele amou a idéia e entendeu que não vai dar pra ele ir.
- Ele apóia e entende, que fofo! Conheço caras que fariam pirraça ou achariam bobeira, “crianções”. – Amanda olhou para Lilli como se tivesse com alguém em mente, e depois concluiu - Ele parece estar aprovado mesmo! – Comemorou.
- E qual é o próximo passo?
- Bom... É ele querer um futuro com você. Não pensar só no momento, mas em algo mais sério.
- Ué, gente? Ele não esta querendo fazer facul em outro estado? – Lilli indagou, confusa.
- Ele quer fazer aqui, Lilli – Manu explicou - e vai fazer de tudo pra isso, mas não pode descartar as oportunidades que tem fora.
- Seria irresponsável... Entendi! – Lilli concluiu. – Ele esta certo.
- Deve ser por isso que esta sendo tão cauteloso, não quer se precipitar se esta tudo incerto. Ele te valoriza tanto que não quer arriscar errar, outros caras não teriam essa paciência, “viveriam o momento”. Já ele, esta orando e só na amizade já faz tempo! Ele gosta muito mesmo de você! – Amanda se espantou.
Manu sorriu largo, realizada.
- E tem um detalhe, o fato de vocês estarem nesse momento decisivo, saindo do ensino médio e tals, não é uma fase favorável para começar um romance. Concordam? – Lilli argumentou olhando para as duas. – Talvez ainda não esteja na hora mesmo.
- Faz sentido. Imagina se a gente se empolga e sei lá, ele vai para Minas. – Manu pensou alto.
- Com certeza! – Amanda acrescentou – Essa fase de estudo é muito subestimada nesse sentido. As pessoas parecem que não tem consciência que a escolha que fazemos nessa época pode mudar completamente nossa vida. Você precisa estar com cabeça muito livre, muito desprendida, para pensar de forma esclarecida, calcular bem, para ser capaz de considerar todos os fatores importantes na escolha da profissão. Namorar nessa fase de transição pode afetar seu julgamento.
- Ainda bem que já passamos dessa fase! – Lilli falou, aliviada.
- E ainda bem que já sei o que quero: psicologia. – Manu suspirou.
- Sim, graças a Deus priminha azulada. – Lilli ficou pensativa - Mas o que a Amanda esta falando é serio mesmo. Às vezes aconselho algumas meninas da igreja que estão nessa transição e estão perdidas em um cara. Sem querer, elas deixam a emoção falar mais alto, até mesmo que a vontade de Deus.
- Poderiam fazer escolhas muito melhores, mas acabam se distraindo com romances, que na maioria das vezes nem saudáveis são. – Amanda falou.
- E quanto mais cedo namoram, pior! Ficam mais envolvidas. - Lilli completou.
- Nunca tinha pensado assim... – Falou Manu, impressionada com o assunto que tão de perto a rodeava.
- Mesmo que você já saiba seu curso, busque muito em Deus qual faculdade. Não pense só em ficar perto do Caio, pense em estar onde Deus quer que você esteja! – Amanda olhou com carinho para Manu, torcendo que ela entendesse a importância disso.
- Existe um leque de opções, você pode fazer um concurso antes e depois fazer faculdade já tendo seu próprio dinheirinho, ou fazer faculdade antes, ou seguir carreira militar, ou fazer um técnico, ou fazer um intercâmbio... – Lilli explanou.
- Cara, tenho muita vontade de fazer intercâmbio! – Amanda soltou, empolgada.
- Mas haja dinheiro meninas! – Manu falou.
- Quem disse? Tem alguns intercâmbios que você já vai com emprego garantido. Eu sei que quem quer faz acontecer. Tinha uma amiga minha que não tinha um real no bolso, pesquisou, pesquisou, falou com várias pessoas e fez dois intercâmbios! Um nos Estados Unidos e um na Inglaterra. A guria esta querendo ir para a Austrália agora.
- Viciou, hein? – Manu falou enquanto as meninas riam.
- Ela aprendeu inglês e fez cursos, quando ela vem para o Brasil não falta emprego. Só que ela disse que, sinceramente, esta pensando em morar fora.
- Muito legal. Já pensou, que louco, morar em Londres? – Amanda ficou viajando em pensamentos.
- Por que não? Haveria alguma coisa difícil para Deus? – Lilli motivou.
Elas saíram da loja e foram andando para a praça de alimentação, compraram milk-shakes e sentaram para conversar mais. A mente de Manu borbulhava, a conversa com as meninas expandiu seus horizontes, quantas oportunidades, quantos caminhos! Ir direto para a faculdade não parecia mais a escolha “tão óbvia”, havia um mundo a se explorar, e se privar de realizar ou até mesmo imaginar sonhos mais altos por causa de um rapaz parecia absurdamente descabido. Ela entendeu a visão das meninas e do próprio Caio. Ela ia fazer isso, desbravar seu futuro e de mãos dadas com Deus, e se Caio fizesse parte dele, Deus faria acontecer, afinal, Ele esta no controle de tudo.

Continua...

2 comentários:

  1. Sabe kell, vc trouxe um assunto que você fala em seus vídeos:pensar na carreira profissional!Eu acho isso interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse capitulo. Estou igual a Manu nunca tinha pensado por esse lado. Estou doida pra saber se a Manu e o Caio ficam juntos.

    ResponderExcluir