quinta-feira, 4 de junho de 2015

Estudo - Mulheres da Bíblia - Rainha de Sabá






Leia antes sobre ela em 1Rs 10 e 2Cr 9! Leu? Então vamos lá!



Muito rica mesmo – Sabá era um reino que contemplava o Iemen e a Etiopia (mapa), muito rico em ouro, pedras preciosas e grande variedade perfumes raros. Ela trouxe para Salomão, só de ouro 4 toneladas (120 talentos). 



Curiosa, corajosa e determinada – Fez uma viagem muito cansativa mesmo! Viajou 2000 km, cerca de 75 dias de viagem de camelo (mais de dois meses) no deserto (calor de dia e frio a noite). Era a distância de Porto Alegre a Brasília (mapa). Muito determinada mesmo.




Não era vazia – Ela era muito rica, mas não interessou-se não só pela riqueza e sabedoria, mas por Deus. Ela queria entender como Deus fazia prosperar. Que Deus era aquele.


Sábia – Além de fazer perguntas difíceis para Salomão ela sabia que por mais que ela soubesse, por mais que ela tivesse, sempre haveria mais para aprender, sempre haveria onde melhorar. Salomão respondeu tudo, nenhuma sequer deixou de responder. Ela sabia que riqueza e fama não eram tudo.


Observadora, tinha uma mente aberta – Observou cada detalhe do reino de Salomão e não procurando erros e falhas. O reino dela também era muito prospero, podia ficar comparando e não admitir. Nos detalhes ela viu a mão de Deus. Mas ela tinha mente aberta, era humilde, fico fora de si, encantada.


Humilde – Tinha tudo para não ser, mas era. Reconheceu a grandeza de Salomão, do seu reino. 


Reconheceu e adorou a Deus – Umas coisas que encantou a Rainha de Sabá foi a adoração a Deus (2Cr 9:4) e ela adorou a Deus (2 Cr 9:8), reconhecendo sua grandeza.


Voltou com ainda mais riquezas – Salomão deu tudo que ela desejou e pediu, muito mais do que ela tinha trazido. (2Cr 9:12).


Jesus falou sobre ela – Em Lc 11:31 e Mt 12:42. Ele fez uma critica, que até a Rainha de Sabá buscou de tão longe, com tanta esforço, a sabedoria de um homem. E as pessoas não o buscam e Ele, é muito maior que Salomão.


O que não aprender com essa mulher? Ela não deixou as riquezas tomarem seu coração. Seu maior exemplo foi a busca pelo conhecimento, sua sede em aprender e humildade. Devemos ter sede de Deus, sede em aprender. Não devemos achar que sabemos muito. Eu mudei por causa da EBD (explicação). Sempre que buscamos a Deus, voltamos com muito mais bagagem que chegamos. O conhecimento transforma. Pessoas vazias não ligam pra isso. Não seja vazia!

Beeeijos no coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário