quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estudo - Mulheres da Bíblia - Rebeca

Vem descobrir mais sobre essa mulher incrível...
Podemos encontrar a história de Rebeca se encontra em Gn 24 a 28. Leia antes para você entender melhor! VEJA O VÍDEO NO CANAL! Coisas que podemos aprender com ela:

Era bonita e virgem – Se guardava. Primeira característica de alguém que quer encontrar o cara certo: se guarda, espera.


Cumpria suas obrigações – Ia pegar água no poço, era fora de cidade, o cântaro era pesado. Um trabalho chato. Você cumpre suas obrigações? Estuda de verdade, ajuda em casa. Isso sem dúvida, contribuiu para que Rebeca estivesse pronta pra casar.

Era bondosa e sincera – não era egoísta e interesseira. Deu água a Eliezer de boa vontade. Outra característica importante para o casamento. Casamento e egoísmo não combinam. Casamento e interesse não duram.

Ia além. Tinha atitude – Quando vamos além, Deus nos dá coisas além. Quando somos pessoas que conseguem ver e sentir a dor do outro, e fazer algo. Deus se agrada muito e nos surpreende em muito muito mais ainda. Essa foi a peça chave para Rebeca ter Isaque.

Disposta - Não era nada preguiçosa, “e apressou-se”, “prontamente”.

Era trabalhadora, esforçada – Ela deve ter notado como Eliezer estava cansado e se ofereceu para dar água aos camelos. Cada camelo bebe cerca de 120 litros de água em 10 minutos, eram 10 camelos. E o cântaro tinha de 12 a 20 litros. Se ela desse 50 litros (chutando baixo) para cada camelo, se o cântaro tivesse 15 litros, era teria que encher o cântaro umas 30 vezes. Caraca, foi pesado! Rebeca foi muito esforçada mesmo! Eliezer ficou admirado com sua garra.

Sábia e corajosa – Ela entendeu a vontade de Deus para sua vida. E mesmo sua mãe pedindo para que ficasse mais alguns dias ela concordou em ir.

Se casou com o homem certo – Ele esperou em Deus e quando ela chegou ele estava orando.

Recatada – Isaque, homem de Deus, bonitão e com ótimas condições, ela não se atirou. Pelo contrário, fez até um charme. Faça um charminho, um mistério, homem gosta de algo que tem que ser conquistado. E dá mais valor.

Casamento de antigamente – Alguns tinham festa e outros não. No caso de Rebeca, eles já foram para os “finalmentes”.

Se casou com um homem com mesmos princípios – Não houve jugo desigual.

Se casou com a aprovação e bênçãos dos pais – Tanto de Abraão (Sara havia morrido) quanto dos pais de Rebeca.

Tinha um ótimo casamento -  Isaque não tinha outras mulheres em uma época que isso era normal. Ou seja, Rebeca era tão incrível, que era totalmente suficiente pra Isaque. E mesmo Rebeca sendo estéril, invés de Isaque se deitar com alguma serva, ele orou a Deus e Deus a curou. Eles eram carinhosos um com o outro (Gn26:8). Quando ficou grávida Rebeca sentiu muita agitação no seu ventre e foi pedir direção a Deus. Demorou 20 anos para terem os filhos

Errou em tentar dar jeitinho – Rebeca guardou no coração que Jacó seria maior que Esaú. Até aí tudo bem, mas ela tentou dar seu jeito. E amava tanto seu filho que falou “sobre mim seja a tua maldição”. Nisso ela errou, se Deus prometeu Ele daria um jeito. Ela não soube esperar a promessa e se precipitou.

Um erro e conseqüências – Rebeca provocou o ódio entre os irmãos, teve que mandar Jacó (seu filho querido) embora e nunca mais o viu. Além disso, Rebeca tinha noras de outras culturas que como estava na Biblia, a “enfadaram e trouxeram amargura de espírito”. Com várias noras ruins, sem seu filho predileto, Rebeca teve um final muito triste, morreu muito amargurada.
 
Beeijos no coração....
 


4 comentários:

  1. Amei, estava estudando sobre Rebeca e me deparo com esse estudo fantástico, parabéns! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que Rebeca tinha dado seu último suspiro com amargura no coração.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do comentario

    ResponderExcluir