segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Madrinhas iguais ainda é diferente?


Todo mundo sabe que é tradição nos casamentos americanos vermos as madrinhas com os vestidos iguais. Vemos isso em filmes, fotos, blogs, etc. Em muitos casamentos aqui no Brasil já é vista essa tendência, mas adaptada, só que ainda sim há uma espécie de preconceito. Vamos saber mais sobre isso?

Há as seguintes opções:
- Vestidos iguais e cores iguais ou no mesmo tom (normal nos EUA)
- Vestidos iguais e cores diferentes
- Vestidos diferentes e cores iguais ou no mesmo tom (NOVA tendência no Brasil) 
- Vestidos diferentes e cores diferentes (normal no Brasil)
Lá nos EUA não existe o papel de "madrinhas", existe o papel de damas de honra, as chamadas "bridesmaids" que também entram com bouquet! Aqui no Brasil a nossa tradição são as crianças como "daminhas", e as madrinhas no lugar de damas de honra de lá. MAS lá eles vão mais além, se você já viu filmes como "Vestida pra casar", "Missão Madrinha de casamento" e "O melhor amigo da noiva" vai ver que tem uma madrinha sim, UMA só, que também é dama e tem que ajudar a noiva, só que o trabalho pesado fica todo em cima dela, a noiva só decide "essa cor", "esse convite", mas quem corre atrás de tudo é essa madrinha, que normalmente é a melhor amiga da noiva. Ainda bem que aqui não é assim né? O que você acha? Gostaria que fosse assim? Eu AMO casamentos, mas é algo muuuito cansativo e desgastante, imagina o tamanho da responsabilidade. Hum... Mesmo gostando muito, não sei se gostaria da ideia.

Por que não vestidos exatamente iguais?
Eu tenho observado e você vai observar nas fotos logo abaixo (observar e babar que nem eu) que nos EUA as damas de honra são todas magrinhas e quase da mesma altura, parece até um padrão, assim fica fácil vestidos iguais. Mas a realidade que eu conheço não é bem assim, tem mulher baixinha, alta, gordinha, bem magra, com quadril ou não, seios pequenos ou muito grandes... Existe um vestido diferente para valorizar cada tipo de corpo. Talvez por sermos brasileiras e termos essa mistura de raças nos sejamos mais diferentes uma das outras do que lá, pode ser, acabei de pensar nisso.
Fui em dois casamentos que entrei como dama de honra já grande, DAMA não madrinha, entrei sem acompanhante, jogando pétalas. Há essa opção também, além das madrinhas, você pegar aquelas suas amigas mais novas, primas, e colocar como floristas por exemplo e a daminha pequena na hora das alianças.
Aqui as fotos de quando fui dama, para vocês terem uma noção. Ficou legal sim, mas a ideia da justamente é essa: garotas mais novas!

CASAMENTO 1:






 CASAMENTO 2:
(A de verde não é dama, essa boneca é irmã da noiva. Todas aí, menos a daminha, somos primas!)



Só que já aviso que foi uma dificuldade só achar vestidos iguais. Acabamos nos adaptando aqueles vestidos usados em festa de 15 anos, foi o jeito. Então mesmo que quiséssemos fazer vestidos iguais aqui no Brasil, pra alugar é difícil, tem que mandar fazer. Fora que, imagina, pra madrinha você chama sua amiga novinha de 20 anos e uma moça que você considera como uma mãe de 40, o vestido da de 20 não vai ter nada a ver com a de 40!

Qual é a melhor opção?
Então, eu Raquel, conclui que se quisermos padronizar algo é melhor padronizar os tons de uma cor. A cor específica, "eu quero verde-abacate", sei lá, é só um exemplo, coitada das madrinhas, fica muito difícil! Se fosse você não iria gostar! Especifique a cor apenas, "eu quero verde", bem melhor! Ou dê duas opções nas cores da festa, aí na hora da entrada até intercala (eu já vi assim). Pode colocar o lado do noivo de uma cor e o da noiva com outra. Até a gravata dos padrinhos eu já vi combinando. MAS tem que ter bom gosto, tudo combinadinho demais fica parecendo "congresso da igreja"... rsrs. Saiba "brincar" com isso! 

Alguma dica fundamental se eu realmente quiser padronizar?
Bom, seja de uma forma ou outra, é importante conversar com as madrinhas antes de tomar uma decisão. Faça uma reunião e converse com todas juntas, até para que elas possam se conhecer melhor. É o seu sonho e seu casamento, mas elas que vão usar, conversar não custa nada, talvez cheguem em consenso. Um outro detalhe da tradição americana que precisa ser levado em consideração é de que nos EUA a maioria dos casamentos acontecem durante o dia, de forma que as damas de honra podem usar vestidos curtos e mais simples, o que o deixa mais em conta na hora de faze-los.

Pense bem princesa! Troque ideias e inspire-se nas fotos abaixo!
Bom... Chega de falar! Babemos em 3, 2, 1... *--*

AZUL





                                   






ROSA








LILÁS - ROXO - VIOLETA









 VERDE
(Esse negócio de verde-água e azul-piscina me deixou meio confusa meninas... Por via das dúvidas, coloquei aqui!)










AMARELO









VERMELHO









BRINCANDO COM SAPATOS









MISTURINHAS








UFA... Foi trabalhoso, mas amei ter feito!
Esperam que tenha gostado... =D
Se tiverem uma pergunta ou sugestão, fiquem à vontade!
Grande beijo!

KELL

Um comentário: