quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A menina do cabelo azul [22] - Uma bela sintonia!



- Miga, quer dividir a coxinha comigo? – Perguntou Manu que tinha acabado de vir da cantina com uma coxinha na mão.
- Não, hoje não. – Respondeu Pietra.
- Meu Jesus amado! O que fizeram com você? Quem, em sã consciência, rejeita coxinha?!
- Para de palhaçada, estou de jejum.
- Você? De jejum? – Manu parou o tom de brincadeira
- Sim, Carlinhos esta fazendo comigo. – Pietra olhou para Carlinhos que estava do outro lado do pátio falando com um amigo.
- Nossa amiga, que bonito. Sobre essa situação do seu pai?
- Sim, sobre meu pai e sobre o Carlos. Não sei como, mas só agora notei que o Carlos não liga pra Deus. Estou tentando conversar com ele, mas sabe quando você nota que no fundo, a pessoa não se interessa?
- Mas ele não esta na igreja?
- Pelo visto, só fisicamente. Ele é um cara certinho sim, mas sei lá. De um tempo pra cá isso não é o suficiente.
Manu sorriu de canto de boca, orgulhosa da amiga. A amizade com Carlinhos estava fazendo bem pra Pietra. Não andava tão triste quanto antes e já começava considerar a possibilidade de ir falar com o pai. Estava tendo mais interesse em Deus, na Bíblia. Manu não entendia direito o porquê, mas agora descobrira: que diferença faz uma boa companhia!
- Sabe Manu, o Carlinhos estava me mostrando a Bíblia dele e sei lá, eu nunca tinha visto a Bíblia desse jeito. Eu vou a escola dominical, leio todo dia e tals. Mas o jeito que ele explica faz tudo ser tão interessante, tão curioso, tão profundo. É sensacional. Nem parece a mesma Bíblia que falam lá na igreja, é como se eu estivesse conhecendo um novo livro. E agora, eu não vejo a hora de ler sabe? Leio aos poucos e fico pensando o dia todo. Sinto que esse jejum tem me fortalecido, não sei explicar como, mas me sinto melhor, mais sábia. É tão estranho isso, né?
- É maravilhoso isso, nega! Estou muito feliz por você. – Abraçou a amiga - A Bíblia é um poço de conhecimento e muitas vezes, grandes verdades estão nos detalhes. Por exemplo. Lá no começo da Bíblia, na história de Caim e Abel. Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim, né?
- Sim.
- Mas mais que isso, se você ler com atenção, sabe o que esta escrito? “Deus rejeitou Caim e a sua oferta”. Ou seja, antes de rejeitar a oferta de Caim, Ele rejeitou o próprio Caim, a intenção que havia no coração dele. – Pietra se espantou - Por isso que não adianta a gente fazer as coisas, até mesmo ser cristão, só por obrigação. Se não for de coração... não tem sentido. Lá em Coríntios mesmo, fala que ainda que você distribuísse todos os seus bens e desse seu próprio corpo para ser queimado, senão for por amor, não tem validade alguma. Deus não precisa do nosso dinheiro, nem da nossa bondade, muito menos da nossa ajuda. Ele é Deus. O que Ele ama mesmo é a sinceridade do nosso coração. Por isso que por menor que seja nossa atitude, se for em sinceridade, Deus se alegra muito!
- Gente, to boba! Amei! Caraca, tenho que contar isso para o Carlinhos, ele vai amar. Amiga, você se importa se eu for falar com ele? Isso é demais! Desculpa se pareço empolgada demais, mas tem como não ficar?
- Você esta certíssima! Não existe nenhum livro que tenha verdades tão revolucionárias, segredos tão preciosos e que desvende a eternidade assim. Um dia isso tudo vai passar, a Bíblia foca no que realmente importa. Fora que uma vez meu pastor disse que quando não nos enchemos da verdade, damos espaço para o diabo nos encher de mentiras. Então miga, se encha de verdades! Não faz ideia de como isso me deixa feliz!
Pietra sorriu e foi falar com Carlinhos.
- Nossa, vai comer essa coxinha sozinha?
- Pietra esta de jejum! – Manu olhou para Caio que acabava de chegar. – Divide comigo?
- Vou fazer esse sacrifício! – Riu – Só que sem ketchup.
- Como ousa? Não tem graça sem ketchup. Por favor?
- Tá, o que eu não faço por você? – Caiu mordeu a coxinha com ketchup, fazendo careta.
Manu deu um beijo na bochecha dele.
- Você é melhor! – E ficou rindo das caretas que ele fazia.
- Peraí. Você disse que a Pietra esta de jejum? Desde quando a Pietra faz jejum?
- Desde quando fez uma nova amizade. – Manu fez um gesto com a cabeça apontando para Carlinhos.
- Nossa, eles tem sintonia né?
- É visível, também acho. E ele também esta diferente. Você viu que parou de usar óculos e esta mudando o estilo de se vestir? Esta até ficando bonito.
- Acha que é pra chamar a atenção dela?
- Não sei. Mas acho que a companhia dela esta fazendo ele mudar também. Esta até mais solto. – Manu observou.
- Acho muito show isso. Acredito que quando estamos com a pessoa certa, ela nos faz ser ainda melhores. Se tornar nossa melhor versão.
- Mas ela tem namorado Caio e gosta muito dele. Esta até tentando evangeliza-lo. Por mais que eu ache que ele já deveria ser um cristão de verdade...
- A pessoa certa Manu, nos aproxima de Deus. Só que pelo que você fala, Carlos não liga pra Deus. Pietra esta conhecendo Deus de verdade, e pode escrever o que estou falando: quanto mais próximos de Deus estamos mais inaceitável é ter uma parceria com alguém que o ignora. Não é compreensível, não tem cabimento. Como você, apaixonada por um Deus que é seu tudo, seu equilíbrio, seu chão, vai dividir sua vida com alguém que vê Deus como um mero detalhe? São valores, visões muitos opostas. Propósitos de vida opostos.
- É, estou entendendo. Eu ficaria mega incomodada se você fosse assim. Se não ligasse tanto quanto eu. – Ela pausou e falou meio intrigada - Esse assunto parece te irritar...
- É que vejo muitas meninas na minha igreja namorando caras do mundo e não me conformo em como isso não as incomoda. Se elas realmente tivessem intimidade com Deus, por mais que sentissem vontade, não admitiriam tal coisa.  
- Elas acham que tem intimidade, né? Acham...
- Sim, como se ler a Bíblia, orar e ir a igreja há anos fosse sinônimo de intimidade. Intimidade é muito mais que isso.
- É quando Ele é um dos seus assuntos favoritos, é quando pensar nEle te faz sorrir, é quando pensar no amor dEle te faz ficar constrangido. É quando você conversa de tudo, a qualquer hora com Ele e não consegue não se derreter quando pensa em quem Ele é. É amar estar na presença dEle, na casa dEle, junto dEle. É ter nEle seu maior prazer e razão de viver, o sentido da vida.
 Caio sorriu largo.
- É exatamente isso. Eu amo a forma que você fala dEle. – Caio olhou para Manu de forma apaixonada.
- E eu amo ter alguém que me entenda, que me ouça, que sinta o mesmo que eu. - Manu deu toquinho na mão de Caio. – Amo nossa amizade.
Caio a abraçou apertado. Os dois lembraram que tinham a mesma coisa que acharam ver em Pietra e Carlinhos: uma bela sintonia.

Continua...

5 comentários: