terça-feira, 18 de setembro de 2018

Conto - Uma difícil decisão

Estou no último ano do ensino médio. No exato momento, na aula de física. E vou te contar, nenhuma aula me inspira tanto, minha criatividade voa. Eu desenho muitas coisas legais. Desenho? Sim. É o que me resta, não entendo nada que aquela professora fala. Eu simplesmente não entendo como podem existir professores assim. A sala inteira praticamente dorme na aula dela. Parece que ela não se faz entender, que não tem jeito, talento ou o que quer que seja. Não é porque você domina um assunto que automaticamente o ensinará com maestria. Maestria? Gente! Hoje estou demais! Eu falo que essa aula me inspira. Inclusive, já que estou com tempo, deixa eu me apresentar. Sou Pietra, prazer! Estou sentada atrás da minha melhor amiga, Manu, chamada de “a menina do cabelo azul”.
Eu queria não tocar no assunto, mas digamos que está impossível. Todo mundo só fala nisso. O que vamos fazer no futuro? Sério, meu coração até aperta. Todos estão fazendo altos planos, para cursinhos, faculdade, militarismo, concursos, empregos... Todo mundo parece saber o que quer. Menos eu.
Enquanto as meninas do fundão planejam morar juntas em Juiz de Fora, bem longe aqui do Rio de Janeiro, eu olho esse coelhinho bobo que estou desenhando e penso o quanto pareço uma criança perdida. Para os meus pais eu não passo disso, mas “está tudo bem” já que eles têm tudo planejado pra mim. E você acha que isso me tranquiliza? Pelo contrário, sufoca. Como pode uma decisão pesar tanto assim?
Manu parece adivinhar meus pensamentos e me passa um bilhete: “Ei nega, te conheço, relaxa! Como você vai saber exatamente o que vai fazer o resto da sua vida com apenas 16 anos? Quase NINGUÉM sabe. A gente só esta tentando. Se algo não der certo, tudo bem, tentamos outra coisa. Só faça sua parte. Simples assim. Essa é a vida, feita de tentativas. O mundo não está acabando, está tudo bem!”. Respirei fundo, aliviada e satisfeita.
Percebi. Pensar tanto não era a solução, era hora de tomar uma atitude, tentar. Como? Ora, com o que estava ao meu alcance. No meu caso: ir bem no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para ao menos ter mais possibilidades de faculdade para escolher. A maioria das matérias do ENEM é tranquila pra mim, exceto uma e acho que você sabe qual. Tive que mudar isso! Comecei estudar física todos os dias depois da escola, eu não levantava da cadeira enquanto não entendesse a matéria do dia. Aos poucos nós começamos a nos entender. É, até que ela não era tão má assim, tinha seu encanto.
Fui dominando a matéria a tal ponto que, acredite, muitos vinham tirar dúvidas. Incrível! Certo dia, depois da aula, estava dando uma revisão pra galera, até que num estalo notei. Eu simplesmente amava fazer com que eles entendessem algo que, antes, era um mistério pra mim. Ei... EU GOSTAVA DE FÍSICA. Mas mais que isso, tinha prazer em ensinar. Um sorriso malicioso surgiu em meu rosto e de repente, a resposta estava ali, diante de mim. Professora de física, eu?! Pois é. E se não der certo? Pasmem! Está tudo bem.


Espero que tenham gostado
Beeijos

Um comentário:

  1. Adorei Quel!!!! Espero ansiosamente a continuação da menina do cabelo azul <3 <3

    ResponderExcluir